A infertilidade masculina corresponde à incapacidade do homem em produzir espermatozoides em quantidade suficiente e/ou que sejam viáveis, ou seja, que consigam fecundar o óvulo e resultar na gravidez.
- Fatores que causam isso:
- Fatores Hormonais
Hormônio FSH: relacionado a produção de espermatozoides ( em casos de níveis baixos de produção, pode ocorrer a infertilidade)
Testosterona: quando há a deficiência por parte desse hormônio, pode ocorrer a azoospermia (completa ausência de espermatozoide no sêmen)
LH: responsável pela produção de testosterona, os níveis baixos de LH, geram uma reação, causando insuficiência para a produção de espermatozóides, causa também a falta de ereção.
2. Quadro Infeccioso
As infecções podem obstruir canais pelo qual ocorre a passagem de espermatozóides para os testículos.
IST’S (Infecções sexual transmissíveis) provocam esse processo infeccioso nos canais de ejaculação, isso altera a taxa de espermatozóides presentes do sêmen.
3. Fatores genéticos
Ocorre logo na formação do ser humano, quando ocorre uma alteração cromossômica nas características masculinas. Por isso deve ser feito o pré natal correto para identificar alguma alteração desde o útero, e realizar exames, para avaliar os danos genéticos e probabilidade que o feto pode desenvolver.
4. Varicocele
Também conhecida como varizes nos testículos, é uma dilatação anormal nos vasos do testículos que prejudica o retorno venoso e diminuem o sêmen, isso ocorre por falta de nutrientes levados pelo sangue.
O diagnóstico pode ser feito pelo próprio paciente, notando essas alterações nas veias, para confirmação deve-se passar por um exame de ecografia testicular.
Em caso de confirmação desse fator, o caso pode ser cirúrgico ou não, em casos que a varicocele não provoca a infertilidade a cirurgia pode ser dispensada.