O colostro bovino é utilizado por suas propriedades nutricionais e imunológicas benéficas para a saúde humana. Ele é produzido pelas vacas nos primeiros dias após o parto e é rico em anticorpos, proteínas, vitaminas e minerais. O colostro bovino pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico, melhorar a digestão, combater bactérias e vírus, e até mesmo melhorar a saúde da pele. Ele é frequentemente usado como suplemento alimentar ou em produtos de cuidados pessoais e beleza.
O colostro é considerado o primeiro alimento perfeito da natureza, produzido por todas as mães de mamíferos nos primeiros dias após o parto para garantir a saúde, o crescimento e a vitalidade do recém-nascido. É composto por uma mistura de fatores imunológicos e de crescimento, além de outros nutrientes importantes que ativam o sistema imunológico do recém-nascido e estimulam a microbiota intestinal saudável nos primeiros dias de vida.
Além disso, estudos demonstram que o colostro bovino e seus componentes continuam a apoiar importantes atividades biológicas quando administrados a animais adultos, estendendo seus benefícios além do período neonatal. Dentre as principais ações do colostro bovino, destacam-se:
- Saúde gastrointestinal: o colostro ajuda na manutenção da integridade intestinal por meio de anticorpos que combatem patógenos invasores estranhos e fatores de crescimento que ajudam a reparar o revestimento do intestino e mantê-lo íntegro.
- Imunidade: imunoglobulinas, moduladores imunológicos e oligossacarídeos trabalham juntos para apoiar o sistema imunológico e a saúde respiratória em adultos e crianças.
- Nutrição esportiva: o colostro contém substâncias bioativas que ajudam a aumentar a massa muscular, melhorar a recuperação após o exercício, aumentar o desempenho físico e estimular o sistema imunológico durante os treinos.
- Saúde da pele: O colostro, tanto por via oral ou uso tópico, também vem ganhando destaque crescente para promover a saúde da pele. Controle de distúrbios metabólicos: Estudos indicam que o consumo de colostro bovino pode reduzir os níveis sanguíneos de glicose, colesterol total e triglicérides em pacientes com diabetes tipo 2.