Como o Álcool afeta a vida do homem?

Parar de beber está na lista de desejos de muitas pessoas, mas é uma meta que exige algum esforço para ser alcançada.

O consumo excessivo de álcool é um fator sério no desenvolvimento de muitas doenças e afeta negativamente outras áreas da vida.

Quais são os malefícios causados ​​pelas bebidas alcoólicas?
É amplamente sabido que as bebidas alcoólicas causam grandes danos à nossa saúde física e mental. No entanto, nem sempre damos a devida atenção a essas informações e as deixamos para reflexão apenas quando nos afetam diretamente.

Confira abaixo alguns dos danos causados ​​pela bebida.

Ressaca
É nessa época que as promessas de parar de beber saem com força total, mas geralmente não duram até o fim de semana seguinte. Já imaginou ter que trabalhar de ressaca toda segunda-feira ou passar o domingo todo na cama quando poderia estar curtindo a companhia da família ou amigos em algum lugar bacana da cidade?

As ressacas físicas e morais são alguns dos grandes malefícios do excesso de álcool, mas não os únicos.

falha cerebral
Uma vez que o álcool entra na corrente sanguínea, ele interfere nas atividades do cérebro – retardando assim o pensamento.

Também por isso, o alcoólatra sofre de falta de equilíbrio, confusão mental, não consegue se expressar adequadamente e tem dificuldade para realizar tarefas simples. As habilidades motoras também são fortemente afetadas.

Todo esse desgaste representa um risco para a vida não só de quem consumiu a bebida, mas de todos ao seu redor. Esse dano cerebral se intensifica com o tempo, impedindo a formação de novos neurônios e causando perdas irreversíveis.

dano hepático
O fígado é um dos órgãos mais afetados pelo consumo excessivo de álcool. O motivo é simples: o fígado é o órgão responsável por receber e metabolizar o álcool que entra no corpo. Ele precisa converter a substância ruim em algo que possa ser digerido sem causar tantos danos ao corpo.

Quando tem que executar essa função repetidamente, o fígado fica sobrecarregado e facilmente ferido. A consequência é a ocorrência de doenças como a hepatite alcoólica e a temida cirrose.

Risco de desenvolver câncer
Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o consumo de bebidas alcoólicas é um fator de risco gravíssimo para o desenvolvimento de diversos tipos de doenças. Quanto maior o período de consumo, maior a probabilidade de um indivíduo sofrer de câncer de boca, laringe, estômago e outros.

problemas comportamentais
Em estado de embriaguez, um indivíduo tende a agir de forma diferente do que quando sóbrio. Essa mudança de comportamento – que pode vir acompanhada de agressividade – costuma ser mal recebida por familiares, amigos e outras pessoas ao seu redor.

Todo mundo sabe o resultado: brigas de família, agressões, surgimento de mágoas e vestígios que ficarão para sempre na vida de todos.

Como parar de beber afeta a qualidade de vida?
Para muitos, o álcool é uma válvula de escape, uma forma de escapar da realidade e do estresse, mas como você percebeu, essa prática comum tem um preço alto. Deixando a bebida de lado, sua vida vai melhorar em todos os sentidos. Descubra agora o que você ganha quando para de beber.

saúde em dia
Se você já sofre com algum problema de saúde e ainda consome bebidas alcoólicas, saiba que todos os sintomas da doença são agravados pela presença do álcool no organismo.

Quando você para de beber, seu corpo para de sofrer com todos os efeitos negativos que a bebida causa. Você terá mais energia para realizar suas atividades diárias porque todo o seu corpo está funcionando corretamente, sem interferências.

Além disso, você evitará doenças decorrentes do consumo excessivo de álcool, como problemas hepáticos, cerebrais e diversos tipos de câncer.

Pele mais bonita e corpo mais magro
Outro órgão que sofre muito com o consumo de álcool é a pele. Devido à desidratação prolongada, a pele parece envelhecida, mais propensa a manchas e rugas. Sem a bebida, você tem a garantia de uma pele mais jovem, limpa, saudável e renovada.

Você pode não saber, mas o álcool engorda. Basta olhar para a circunferência da cintura de alguém que toma alguns drinques todo fim de semana. A propósito, a gordura abdominal é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Ao parar de beber, você perderá peso, se sentirá mais leve e terá mais chances de se exercitar – o que também contribui para a perda de peso.

sono mais reparador
Os bebedores frequentes não têm uma boa noite de sono. Costuma acordar várias vezes durante a noite e acorda no dia seguinte sentindo-se extremamente cansado.

Com a ausência de álcool no sangue, a qualidade do sono melhora e as noites ficam mais calmas e verdadeiramente revigorantes.

Mais tempo para amigos e familiares
A bebida quase sempre está associada a encontros com amigos, comemorações e festividades, mas não precisa ser algo importante. Aproveite o momento, a data e o motivo para comemorar, mas sem a bebida.

Encontre maneiras de continuar a aproveitar esses momentos sem consumir álcool. Aproveite o fim de semana e faça mais coisas que você gosta sem sofrer de ressaca no dia seguinte.

Arrume mais tempo para o autocuidado, alguma atividade física ou, quem sabe, faça um curso que possa abrir as portas para uma promoção no trabalho. Tente coisas novas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *