A vitamina B12, também chamada de cobalamina ou cianocobalamina, está ligada ao metabolismo de quase todas as células do corpo humano, graças ao seu importante papel na síntese do DNA.
Muitos estudos revelaram os efeitos da vitamina B12 na saúde masculina, especialmente na qualidade e fisiologia do esperma. Por isso, no post de hoje vamos focar nos benefícios da ingestão adequada dessa vitamina com foco na fertilidade masculina.
Funções da vitamina B12 no organismo
B12 é uma vitamina que afeta a saúde reprodutiva masculina. Está associado à produção de glóbulos vermelhos, funções cerebrais superiores, síntese de DNA espermático, metabolismo celular e maturação do DNA. A falta desta vitamina leva a uma diminuição da motilidade espermática.
Sua relação com a produção de DNA tem implicações importantes para a fertilidade masculina, particularmente no que se refere à saúde e produção de esperma. Acredita-se que a deficiência de vitamina B12 pode levar à degeneração do esperma e subsequentemente à infertilidade.
Muitos estudos mostraram que homens com deficiência de vitamina B12 e baixa contagem de esperma podem se beneficiar significativamente de uma grande dose da vitamina. Verificou-se que a contagem de esperma aumentou ligeiramente em conexão com a suplementação de mecobalamina – uma forma de vitamina B12. 60% dos homens que receberam o suplemento melhoraram sua contagem de esperma.
Os principais alimentos fonte de vitaminas são:
- peixes (salmão, atum, sardinha, truta);
- gado e aves;
- cereais;
- produtos de soja;
- laticínios com baixo teor de gordura;
- queijos;
- ovo.
Embora uma dieta equilibrada seja importante, os suplementos podem fornecer os nutrientes necessários em quantidades mínimas de forma mais econômica e eficiente do que qualquer dieta regular.
Conheça a Linha MaxViril Premium, que conta com a vitamina B12 no seus ingredientes