Exercícios fáceis e para você fazer em casa para fortalecer o pulmão e a respiração!
1. Exercício de drenagem postural
Neste exercício deve-se deitar numa superfície inclinada, mantendo a cabeça mais baixa que o corpo. Isso vai fazer com que as secreções no trato respiratório se mobilizem, ficando mais fáceis de serem removidas pela tosse.
A drenagem postural pode ser feita 3 a 4 vezes por dia.
2. Exercício de respiração abdomino-diafragmática
Para realizar corretamente este exercício, deve-se colocar a mão dominante sobre o umbigo, e a mão não-dominante sobre o peito, na região entre os mamilos. Depois, deve-se fazer uma inspiração lenta, pelo nariz, de forma a elevar progressivamente a mão dominante, evitando elevar a mão não dominante. A expiração também deve ser lenta, geralmente com os lábios semi-cerrados, e deve fazer descer apenas a mão não-dominante.
Este exercício consiste na realização da inspiração usando a parede abdominal e reduzindo o movimento do tórax, seguida de uma expiração passiva, que contribui para melhorar o movimento da parede torácica e a distribuição da ventilação, aliviando a falta de ar e aumentando a resistência ao exercício.
3. Exercício com sustentação de ar
Para realizar este exercício, deve-se inspirar lentamente, imaginando que se está num elevador que vai subindo andar por andar. Assim, deve-se inspirar por 1 segundo, sustentar a respiração, continuar inspirando por mais 2 segundos, sustentar a respiração e assim sucessivamente, enquanto for possível, até soltar completamente o ar.
Este exercício deve ser feito durante cerca de 3 minutos. Se surgirem tonturas é aconselhado parar e descansar alguns minutos antes de repetir o exercício, que deve ser realizado 3 a 5 vezes ao dia.
4. Exercício com elevação dos braços
Este exercício deve ser realizado sentado numa cadeira, com as mãos apoiadas nos joelhos. Depois, deve-se encher o peito com ar e ir levantando lentamente os braços esticados, até que fiquem acima da cabeça. Por fim, deve-se voltar a baixar os braços e ir soltando todo o ar dos pulmões.
Este exercício também pode ser realizado deitado e deve ser feito por 3 minutos.
5. Exercício com canudinho
Este exercício é feito com a ajuda de um canudinho, em que é preciso soprar ar para dentro de um copo com água, fazendo bolinhas. Para isso, deve-se inspirar profundamente, sustentar a respiração durante 1 segundo e soltar o ar para o interior do canudinho, fazendo bolinhas na água lentamente. O exercício deve ser repetido 10 vezes e só deve ser realizado sentado ou de pé. Se não for possível ficar nestas posições, não se deve realizar o exercício.
Em alternativa, a pessoa pode soprar em um apito, inspirando durante 2 ou 3 segundos, sustentando a respiração por 1 segundo e expirando por mais 3 segundos, repetindo 5 vezes. Este exercício já pode ser feito deitado.