Testosterona – Você sabe o que é?

A testosterona é um andrógeno (hormônio masculino) produzido preferencialmente nos testículos e responsável pela diferenciação sexual (características próprias ao sexo).

Qual a ação da testosterona?

Tradicionalmente está relacionada ao desejo sexual masculino e à potência sexual, mas também tem atuação em diversos órgãos e sistemas no organismo. Seu declínio está relacionado às alterações físicas e psíquicas nos homens, associado ao envelhecimento.

Qual a importância da testosterona na fertilidade masculina?

A testosterona é um hormônio fundamental no processo de produção (espermatogênese) e amadurecimento dos espermatozoides.

Em quais casos é indicada a reposição hormonal com testosterona?

O uso da testosterona tem somente uma indicação, que é naquele indivíduo que tem sinais de hipogonadismo (baixa do hormônio) e confirmação laboratorial que os níveis de testosterona estão baixos. Caso contrário, existem mais riscos que benefícios.

Quais são os principais sintomas de testosterona baixa nos homens?

Os sintomas de testosterona baixa nos homens são diversos e podem envolver questões:

Psicológicas: Mudanças bruscas de humor, depressão, alta irritabilidade e problemas de autoestima.

Sexuais: Baixa libido, redução da fertilidade e disfunções sexuais, como a impotência.

Físicas: Perda de força, aumento da gordura corporal, diminuição da massa muscular, redução da libido, cansaço constante, problemas com memória e desenvolvimento de resistência à insulina, gerando consequente risco de diabetes.

Além disso, uma das consequências comumente vista é o surgimento de outras doenças, como a osteoporose. Isso ocorre, principalmente, em pacientes idosos.

Aqui, vale destacar que é obrigatório fazer o rastreamento da deficiência desse hormônio em todos os homens que têm osteoporose, a fim de iniciar o tratamento visando à melhora da massa óssea.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *