Sabemos que problemas vasculares são bem comuns, principalmente para quem leva uma rotina agitada. Os homens são prejudicados principalmente por contas das varizes.
Como é feito o diagnóstico das varizes masculinas?
Entre as mulheres é mais fácil identificar as varizes pois mesmo nos estágios iniciais elas já são visíveis nos membros inferiores. No sexo masculino a identificação tende a ser um pouco mais complicada em função dos pelos das pernas que mascaram o problema por muito tempo.
Além disso, a maioria dos pacientes só recorre à ajuda especializada quando os sintomas se agravaram muito e a dor se torna insuportável. O diagnóstico é realizado por um especialista – o angiologista e o cirurgião vascular – através de um exame físico.
Caso o médico ache necessário, pode ser realizado um ultrassom doppler dos membros inferiores. Esse método permite avaliar melhor a situação e até mesmo um planejamento cirúrgico.
Existe diferença entre as varizes masculinas e as varizes femininas?
Sim! As mulheres costumam ser mais propensas ao desenvolvimento de vasinhos e varizes em função da gravidez, ação dos hormônios e das pílulas anticoncepcionais. Além disso, sua musculatura da panturrilha é menos desenvolvida, dificultando a circulação sanguínea.
No entanto, em homens as veias costumam ser mais calibrosas e as varizes mais grossas, sendo mais graves do que as que aparecem nas mulheres. Também é muito comum que se tenha que recorrer à cirurgia em caso de varizes masculinas.
Qual o melhor tratamento para varizes masculinas?
Em função da maioria dos diagnósticos de varizes masculinas serem realizados tardiamente, as opções de tratamento se restringem, basicamente, a procedimentos cirúrgicos. Isso também acontece porque as varizes masculinas são de grosso calibre.