Um poderoso hidratante e um grande auxiliar no combate ao envelhecimento precoce da pele, é a estrela da dermocosmética e atualmente está presente até na cosmética.
O que é ácido hialurônico?
É uma grande molécula de açúcar, produzida naturalmente pelo nosso corpo. Todo mundo tem! É um ótimo umectante, o que significa que retém uma grande quantidade de água.
O ácido hialurônico está presente nas articulações e estruturas dos nossos olhos (córnea, esclera), mas aparece em grande quantidade na nossa pele, onde preenche o espaço entre as células, mantendo nossa linda, bem hidratada e elástica. Porém, a má notícia é que a partir dos 25 anos essa produção começa a diminuir.
A produção começa a diminuir devido ao processo de envelhecimento das células. Nossas células envelhecem, o metabolismo diminui, portanto, a produção diminui. Acabamos com o equilíbrio errado, como o colágeno e as fibras elásticas da pele. Colágeno, elastina e ácido hialurônico ajudam a fortalecer a pele, apoiá-la. O ácido hialurônico ainda possui alto poder higroscópico, que retém fluido. Tem uma capacidade muito boa de suavizar a pele.
Para que serve o ácido hialurônico?
Se você está se perguntando quais são os maiores benefícios do uso do ácido hialurônico na sua rotina de cuidados com a pele, chegou a sua hora! Este material é conhecido por sua alta capacidade de absorção de água. Com a sua capacidade hidratante, previne a perda de água, mantendo-a saudável e fresca. Além disso, é capaz de restaurar a elasticidade e firmeza da pele, como mostra este estudo clínico.
Outra vantagem do uso do composto é que, por ser responsável por preencher os espaços entre as células, ele acaba atuando no preenchimento natural das marcas e linhas de expressão, conferindo uma textura uniforme à pele, mostram estudos.
Como você pode incorporar o ácido hialurônico na sua rotina de cuidados com a pele?
Com a diminuição da produção, faz sentido que seja bom buscar formas de alterar ou estimular a produção desse composto em nosso organismo. O método mais eficaz é o uso tópico, com cosméticos e dermocosméticos. Eles podem aparecer na forma de cremes, séruns, loções, géis, combinados ou não com outros ingredientes ativos, como a vitamina C.
Outro uso possível do ácido hialurônico é a injeção, que é feita por dermatologistas. Atenção! Apesar de ser um procedimento minimamente invasivo, seu uso em local errado pode causar problemas. Portanto, procure um médico especialista.
Os compostos injetáveis podem ter um efeito suavizante, trabalhar para preencher sinais e linhas finas e ter um efeito clareador. Ele preenche áreas como olheiras, lábios, bigode chinês, cicatrizes profundas e até celulite, por exemplo.
Todo mundo pode usar ácido hialurônico?
O ácido hialurônico é geralmente bem recebido por todos os tipos de pele e não possui contraindicações. Apesar disso, gestantes e lactantes devem consultar seus médicos sobre o uso da substância.
Então, hidratar a pele é aceitável para qualquer tipo de pele. O que vai diferenciar é o tipo de hidratante, o tipo de produto que vamos usar. A pele oleosa precisa de um hidratante com maquiagem leve, de toque seco e não comedogênico, por exemplo. Os cosméticos mais cremosos são mais indicados para peles secas”.