Por que ganhamos barriga ao envelhecer?

Quanto mais você chega aos 50 anos, mais seu corpo começa a ganhar centímetros extras ao redor da cintura, mesmo que a balança não esteja realmente se movendo.

As razões que levam uma pessoa a acumular gordura na barriga à medida que envelhecem são variadas. No entanto, o aumento da gordura da barriga como resultado do envelhecimento não precisa ser simplesmente aceito.

Diminuição do metabolismo

Os adultos mais velhos são mais propensos a serem obesos do que os adultos mais jovens. Os homens tendem a adicionar 3,4% ao seu peso corporal a cada 10 anos, entre 22 e 45 anos, enquanto as mulheres normalmente observam um aumento de 5% a cada dez anos. Não parece muito, mas esse é o efeito de apenas 150 calorias extras por dia. Com isso dito, esse desequilíbrio energético lento, mas consistente – consumindo mais calorias do que você queima – é a principal causa de ganho de peso e gordura da barriga.

Além disso, a maioria das pessoas não apenas tende a diminuir sua atividade física à medida que envelhece, mas seu metabolismo também diminui, o que significa que queimamos menos calorias em geral.

Além disso, com o aumento da idade, a quantidade de massa muscular diminui, principalmente naqueles que não treinam. Então o resultado é uma composição corporal mais gorda, mesmo que a balança não mexa. Essa perda de músculo também reduz sua taxa metabólica porque seu corpo precisa de mais calorias para manter a massa muscular do que para manter a gordura. Portanto, é possível comer da mesma forma que comia aos 30 anos, mas se você não estiver queimando tantas calorias, o excesso aparecerá como gordura abdominal.

más escolhas alimentares
O metabolismo do seu eu mais jovem pode ter processado escolhas alimentares ruins mais rapidamente do que agora. Mas à medida que você envelhece, coisas como carnes processadas, cerveja e frituras tendem a afetar sua cintura de maneira diferente.

Os carboidratos refinados, em particular, são uma das principais causas de armazenamento de gordura, obesidade e outros problemas de saúde. São alimentos à base de grãos que extraem o farelo e o gérmen durante o processamento, não deixando nenhuma fibra real ou outro valor nutricional intacto. Exemplos incluem pão branco, massas e arroz, bem como batatas fritas, doces, bebidas açucaradas e álcool. Esses alimentos causam picos de açúcar no sangue e podem aumentar os triglicerídeos, o que pode levar a mais gordura na cintura.

oscilações hormonais
As mulheres na pré-menopausa – graças ao estrogênio – geralmente armazenam mais gordura nos quadris, coxas e nádegas para apoiar a gravidez e a amamentação. Mas à medida que a menopausa se aproxima, os níveis de estrogênio caem e a gordura é redistribuída no abdômen. As alterações hormonais que se iniciam antes mesmo da menopausa contribuem significativamente para o aumento da obesidade abdominal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *