O que é a Hiperplasia Benigna da Próstata?
Esta é uma patologia que se caracteriza por um acréscimo no número de células da próstata, resultando no aumento do seu volume e tamanho. Esta alteração ocorre especialmente numa região denominada zona de transição, em torno da uretra.
De forma geral, a incidência deste problema tende a aumentar com a idade: estima-se que afete cerca de 20% dos homens com mais de 40 anos e um em cada três com idade superior a 65 anos.
Entre os principais fatores de risco que parecem aumentar a probabilidade de desenvolver um crescimento benigno da próstata, encontra-se a testosterona, responsável pela proliferação celular neste órgão que causa a patologia.
Principais Sintomas da HBP
Como o aumento de volume se desenvolve, sobretudo, em torno da uretra, causando a sua compressão, é frequente que surjam algumas queixas urinárias, conhecidas por LUTS, que quer dizer Sintomas do Aparelho Urinário Inferior).
Alguns dos sintomas mais comuns são:
- Diminuição do jato urinário;
- Incapacidade de urinar;
- Micção desconfortável ou dolorosa;
- Sensação frequente de bexiga cheia;
- Incontinência urinária (incapacidade de reter a urina).
O que é a Disfunção Eréctil (Impotência Sexual)?
A disfunção erétil é frequentemente conhecida como impotência sexual, que se caracteriza pela incapacidade de iniciar ou manter uma ereção suficientemente forte para uma relação sexual satisfatória.
Como é frequente existir muita vergonha em admitir este problema, a verdade é que este problema é muito mais comum do que se pensa.
Apresentar dificuldade em conseguir uma ereção é natural em algumas alturas da vida, tanto em homens mais jovens como em homens mais velhos – pelo que não significa necessariamente que existe algum problema.
Contudo, quando ocorre de forma frequente é importante perceber a razão, para que a condição possa ser resolvida.
Apesar de ser uma disfunção que não representa risco de vida, acarreta, na maiorias dos casos, consequências indesejáveis para muitos homens: afecta não só a vida pessoal e sexual, como também a autoimagem e autoestima, influenciando negativamente os relacionamentos interpessoais.