Doença do silicone é um termo usado para descrever outros sintomas que podem ocorrer em pessoas que são expostas a implantes mamários de silicone, como dores nas articulações, queda de cabelo, alterações psicológicas e fadiga extrema, por exemplo, que podem ocorrer alguns dias ou alguns anos após a implantação. próteses.
Por isso, quando há sinais e sintomas, é importante consultar um cirurgião ou mastologista para avaliar e determinar o melhor tratamento, geralmente para a retirada da prótese.
Embora a doença do silicone seja comumente referida como sinônimo de síndrome ASIA, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica especifica que é uma condição diferente, pois a síndrome do silicone não é considerada uma doença, mas um conjunto de sintomas.
Sintomas da doença do silicone
- Cansaço excessivo;
- Depressão;
- Insônia;
- Alteração do funcionamento intestinal;
- Dor nas articulações;
- Queda de cabelo.
O diagnóstico deve ser feito pelo cirurgião plástico ou mastologista apenas por meio da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa, isso porque não existem alterações laboratoriais ou radiológicas que sejam indicativas da doença do silicone.