Homens vasectomizados – Fertilização in Vitro

O que é uma vasectomia?
A vasectomia é um método direto de contracepção para homens. O procedimento pode ser realizado em clínicas ou hospitais por um urologista.

Nesse procedimento, os ductos (no escroto) são cortados e bloqueados, impedindo a passagem dos espermatozoides durante a ejaculação. O processo não afeta a libido masculina nem a ejaculação, pois o esperma continua sendo expelido, mas sem a presença de espermatozoides.

É possível reverter uma vasectomia?
A vasectomia é um procedimento com mais de 99% de eficácia, por isso é muito difícil para um homem falhar e se tornar pai depois de fazer esse procedimento. No entanto, cada vez mais homens submetidos ao procedimento desejam se tornar pais após o procedimento, o que comprova a crescente necessidade de Fertilização In Vitro para homens vasectomizados.

Se o desejo de ser pai surgir após uma vasectomia, o primeiro passo para o casal é consultar um especialista em fertilidade. Um especialista examinará a estrutura para determinar o melhor curso de ação a ser tomado.

Outra opção é a cirurgia de reversão de vasectomia. O procedimento é realizado em ambiente hospitalar com anestesia geral e dura entre 2 e 4 horas, e a recuperação é menos complicada do que a própria vasectomia.

Durante a operação, os vasos deferentes são reconectados, permitindo que o esperma volte a fazer parte da ejaculação e, assim, alcance uma gravidez natural. No entanto, o paciente deve esperar um período de descanso antes de fazer sexo novamente, o que pode levar pelo menos três semanas.

O sucesso de uma reversão de vasectomia depende de diversos fatores, como o tipo de procedimento realizado e o tempo decorrido desde a cirurgia.

A Fertilização In Vitro (FIV) é o tratamento mais recomendado para a reprodução humana devido às suas altas taxas de sucesso. Esse procedimento também é utilizado para reverter casos de vasectomia, principalmente quando a operação foi realizada há mais de dez anos ou o paciente é idoso.

A principal diferença é que, no caso da Fertilização In Vitro para homens vasectomizados, a coleta é feita com punção nos testículos ao invés de masturbação. Esse processo é possível porque, mesmo após a vasectomia, o homem ainda possui células reprodutivas no sêmen.

Após a coleta, é feita uma seleção do esperma da mais alta qualidade para uso na fertilização. Nesse procedimento, os óvulos da parceira são coletados por meio de implantação e punção ovariana para que a fertilização possa ocorrer em laboratório.

O desenvolvimento dos embriões é monitorado e o útero da mulher é preparado para que a transferência ocorra no momento certo desses dois fatores, o que aumenta as chances de sucesso do tratamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *