Herpes genital é uma infecção sexualmente transmissível de alta prevalência, causada pelo vírus do herpes simples (HSV), que provoca lesões na pele e nas mucosas dos órgãos genitais masculinos e femininos.
O herpes genital é uma doença sexualmente transmissível de alta prevalência causada pelo vírus herpes simples (HSV), que causa lesões na pele e nas mucosas dos órgãos genitais masculino e feminino. Uma vez que esse vírus entre no corpo, será difícil eliminá-lo, pois utiliza o material fornecido pelas células hospedeiras para sua replicação. Além disso, porque se esconde dentro das raízes nervosas, o sistema imunológico não pode acessá-lo.
Existem dois tipos de HSV:
O tipo 1, responsável pelo embaçamento da face, manifesta-se principalmente na boca, nariz e olhos;
Tipo 2, que acomete principalmente a região genital, ânus e nádegas.
O período de incubação varia de dez a quinze dias após a relação sexual com um portador do vírus, que pode ser transmitido mesmo sem lesões na pele ou se já estiverem curadas.
O herpes genital durante a gravidez pode causar aborto, pois há transmissão vertical do vírus. Além disso, o herpes congênito é uma doença extremamente grave e fatal.
Sintomas de herpes genital
No início a infecção pode causar:
- Ardor
- Coceira (prurido);
- Formigamento
- Gânglios inflamados.
Então aparecem as bolhas características do herpes. São pequenas vesículas que se distribuem em forma de buquê na genitália masculina e feminina. Às vezes, eles estão presentes dentro da uretra ou podem atingir continuamente as áreas anal e perianal, de onde se espalham quando o sistema imunológico está enfraquecido.