Para queimar a gordura localizada é muito importante manter uma rotina de atividades físicas apostando principalmente em exercícios aeróbicos (correr, andar de bicicleta ou fazer caminhada) além de ter uma alimentação equilibrada e com menos calorias, evitando os alimentos industrializados e os alimentos ricos em gorduras e carboidratos.
As principais regiões afetadas são aquelas consideradas mais flácidas, como culotes, barriga, braços e região abaixo do queixo (conhecida como papada).
De acordo com o médico, o acúmulo de tecido adiposo e os locais onde ele se deposita estão relacionados com a predisposição genética da pessoa, seus hábitos alimentares, a prática de exercício físico e sua postura corporal.
É importante destacar que a gordura localizada também pode trazer más consequências para a saúde das pessoas. Por exemplo, o excesso de tecido adiposo na região abdominal, principalmente nos homens, está relacionado ao surgimento de doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial e infarto.
Prática de exercícios
A prática de exercícios de forma regular pode ser uma ferramenta poderosa para eliminar o acúmulo de tecido adiposo, pois é uma forma de reduzir uma das causas.
Uma indicação atual para as pessoas que desejam perder peso e acabar com a gordura localizada são os treinos intervalados de alta intensidade, conhecidos como HIIT. Esses exercícios são de curta duração e com esforço físico elevado, combinando atividades aeróbicas, de força e resistência muscular.
Alimentação saudável
A melhor estratégia é a reeducação alimentar, uma vez que dietas extremas não podem ser mantidas a longo prazo. No geral, as recomendações são: reduzir ou eliminar o consumo de alimentos ricos em açúcar, gorduras saturadas e carboidratos simples (pães, bolos, massas).
Ingerir grandes quantidades de alimentos com fibras diariamente:
• Leguminosas;
• Grãos;
• Farelos;
• Farinhas integrais;
• Vegetais;
• Frutas.