O diabetes é uma doença crônica bem conhecida, que está relacionada com os altos níveis de açúcar no sangue. A impotência sexual, por sua vez, afeta a ereção do homem. Mas o que uma condição tem a ver com a outra? Afinal, a diabetes causa impotência, ou isso é mito? Neste artigo, você vai saber mais sobre a relação entre estas duas doenças que não parecem ter nada a ver uma com a outra
O que é a impotência sexual?
Também conhecida como disfunção erétil, a impotência sexual é uma condição que se caracteriza pela incapacidade persistente de obter ou manter uma ereção satisfatória para a penetração ou para o término do ato sexual de maneira satisfatória.
Quais são os sinais da impotência sexual e como ela é diagnosticada
O principal sintoma da disfunção erétil é facilmente identificável pelo próprio paciente: a dificuldade em ter (ou manter) uma ereção firme o suficiente para a relação sexual. Outros sinais incluem ejaculação precoce e a própria falta de interesse sexual – muitas vezes atrelada à insegurança do homem.
O diagnóstico da impotência sexual é feito pelo urologista. Com base nos sinais e sintomas apresentados pelo paciente – e ao cruzamento de informações relevantes sobre o histórico clínico, sexual e psicológico do paciente -, ele será capaz de confirmar o quadro e iniciar um tratamento.
Em certos casos, quando o médico desconfiar que a impotência pode estar relacionada com desequilíbrios hormonais, outros tipos de exames laboratoriais podem ser solicitados, a fim de validar o diagnóstico.
Por que o diabetes pode causar impotência sexual e como diagnosticar a doença?
Agora que entendemos melhor algumas das causas que levam à disfunção erétil, chegou a hora de descobrirmos por que o diabetes causa impotência, uma vez que, em uma primeira olhada, as doenças não parecem ter nenhuma ligação.
Para que o homem consiga manter uma ereção satisfatória, é fundamental que o sangue possa fluir para o pênis. Porém, o diabetes é uma doença que causa o estreitamento das artérias. Com isso, o espaço que o sangue tem para circular fica mais apertado, comprometendo o funcionamento dos vasos sanguíneos.
Além disso, o paciente com diabetes tende a ter um aumento do colesterol ruim (LDL) e da pressão arterial. Se a gordura em excesso se prender às paredes das artérias – condição conhecida como aterosclerose -, diminui ainda mais o espaço por onde o sangue flui.
A Biessence conta com produtos de qualidade, tanto para o controle e combate da diabete, quanto mais os problemas de impotência sexual.