Diabetes pode causar impotência nos homens. Essa doença causa no organismo uma série de alterações vasculares e nervosas que atrapalham a circulação sanguínea nos vasos da região genital. Com isso, a suspensão fica danificada e, como resultado, a estreita conexão com ela.
O aumento do açúcar no sangue (glicose) causa danos aos nervos e nervos. O desempenho sexual masculino depende diretamente desses dois sistemas: neural e vascular. O estímulo vem do nosso cérebro para o cérebro por meio de conexões neurais, ou seja, conexões nervosas. Quando o estímulo atinge o pênis, os vasos dilatam aumentando a quantidade de sangue e consequentemente o volume do pênis.
O orgasmo também depende da confiabilidade das sensações encontradas no pênis, pois carrega a sensação no cérebro que causa o prazer encontrado nesse estado. Após o orgasmo, o cérebro desliga esse estímulo e mais sangue sai do pênis, revertendo a ereção. Ao danificar os vasos sanguíneos e os nervos, o diabetes interfere na ereção e no orgasmo.
A importância do diagnóstico precoce para prevenir a impotência
Para evitar que tudo isso aconteça, a única saída é diagnosticar o diabetes precocemente e começar a tratá-lo de forma completa e rápida. Se o diabetes estiver bem controlado, nada disso acontecerá e a vida sexual não será restringida. Se o diabetes for curado com o tempo, ainda há melhora, mas nem sempre é completa. Por isso, atenção ao diagnóstico precoce.
Como o diabetes é uma doença silenciosa, ou seja, estudos sem sintomas, o médico recomenda fazer exames de vez em quando para obter um diagnóstico precoce. Para prevenir ou tratar essa doença, é importante controlar os níveis de glicose e pressão arterial e buscar manter um estilo de vida saudável, com atividade física, alimentação balanceada e manutenção do peso.