Apesar de não ser muito falado, é essencial que todo homem tenha o hábito de cuidar da pele, principalmente quando a barbeação é bem frequente, já que a cútis fica mais exposta e fragilizada, o que pode levar ao desenvolvimento de foliculite.
Por isso, preparamos esse material de cuidados com a pele do homem para ajudar a mantê-la saudável, incluindo a ida ao dermatologista. Também foram destacadas pequenas diferenças que encontramos entre a pele feminina e masculina
O que influencia a saúde da pele de um homem?
A pele de um homem, como qualquer outra, tem características próprias e é afetada por fatores externos e internos. Os hormônios desempenham um papel importante na saúde da pele, especialmente a testosterona, que influencia na textura, densidade e espessura da pele, bem como no funcionamento das glândulas sebáceas.
Estes estão presentes em abundância no rosto de um homem e sua ação torna a pele muito oleosa e propensa a acne. Além disso, se o ato de se barbear todos os dias, há o aparecimento de pelos encravados no rosto e a pele pode ficar ressecada e irritada.
Qual é a diferença entre a pele masculina e feminina?
O corpo masculino difere do feminino de muitas maneiras. E uma delas é a pele! A pele do homem é mais forte, mais grossa e tem mais queratina do que a da mulher, e isso se deve principalmente à ação da testosterona, para que ela possa suportar os fios pesados da barba.
Apesar de serem diferentes, ambos devem usar protetor solar diariamente nas áreas expostas – mesmo em dias chuvosos ou nublados. O ideal é que o produto seja recomendado por um dermatologista para se adequar às características de cada pele.
- Atenção ao se barbear
Procure sempre retirar a barba após o banho. Além dos poros estarem mais abertos, – o que favorece a remoção dos pelos – é quando há menos chances de irritações na pele, já que ela está totalmente limpa.
Faça uso de cremes de barbear. Eles são os produtos certos, não atrapalham o deslizamento da lâmina, e não causam ferimentos cutâneos. É indicado – principalmente para os homens com tendência à foliculite – o uso de um pós-barba antisséptico e cicatrizante ou loções anti-inflamatórias.
- Hidratação da pele
Assim como qualquer outra, a pele masculina também exige hidratação. Esse hábito é muito importante para proteção contra agentes externos, – como radiação solar, poluição e vento – além de aumentar a resistência das fibras colágenas e elásticas da pele.
Hidrantes ativos e antioxidantes – como vitamina C – são boas opções para a saúde cutânea, e a alimentação também pode auxiliar nisso. Refeições saudáveis e o consumo adequado de água são grandes aliados, enquanto cigarro e cervejas não. Então, procure consumir com moderação.
- Esfoliação e tonificação
A esfoliação deve ser feita toda semana para remover o acúmulo de células mortas e impurezas da pele. Isso auxilia a diminuir os pelos encravados, os poros entupidos, melhora a textura da pele e evita o desenvolvimento da foliculite. Use sempre um esfoliante adequado para seu tipo de pele – oleosa, normal ou seca.
A tonificação também é muito importante para os cuidados com a pele do homem, e a loção tônica deve ser de acordo com o estilo de pele. Normalmente é recomendado que seja aplicada duas vezes ao dia. Ela ajuda a diminuir os poros, a oleosidade, auxilia na cicatrização, suaviza e refresca a pele.
- Limpeza
Por último, mas não menos importante, a limpeza da pele deve vir antes de qualquer um dos cuidados citados! O primeiro passo é usar um sabonete que seja adequado para o rosto. Nunca use sabonete corporal na face, pois ele pode ressecar a pele, deixá-la mais oleosa, e provocar acne.
A limpeza deve ser feita com água morna – ela aumenta o grau de limpeza por abrir os poros – e nos horários matinais e noturnos. Evite o uso de águas quentes, tanto no banho, quanto na limpeza facial, elas também agravam a oleosidade da pele.