Com as mudanças repentinas no tempo, e com as várias variantes de doenças surgindo pelo mundo, cuidar da imunidade é uma peça chave para ter dias melhores.
O que vem à sua mente quando falamos em aumentar a imunidade? O nosso corpo está constantemente exposto a diversos micro-organismos. Eles estão tanto no ambiente onde vivemos como no nosso próprio organismo.
No entanto, na maioria das vezes, esses micro-organismos não são ruins para nós. E alguns deles até colaboram em funções fisiológicas do nosso corpo.
Por outro lado, existem alguns micro-organismos que podem causar doenças e até mesmo matar.
E é justamente para combater estes micróbios que o nosso corpo possui um sistema de defesa: o sistema imunológico
Alimentação saudável
A alimentação é importante para proteger o sistema imunológico. Além disso, alguns nutrientes encontrados nesses alimentos contribuem para o bom funcionamento do sistema imunológico.
Vamos conhecê-los e descobrir em que comida podemos encontrá-los?
- Vitamina E: encontrada em sementes de girassol, sementes oleaginosas como avelãs, amendoins, amêndoas, pistaches, etc.;
- Vitamina A: na ingestão de manga, espinafre, melão, acelga, pimenta vermelha, brócolis, alface e ovo;
- Vitamina C: presente em frutas cítricas como laranja, tangerina, abacaxi, limão, morango, além de melão, mamão, manga, kiwi, brócolis, tomate, melancia e batata com casca;
- Ômega 3: presente em peixes como sardinha, salmão, arenque, atum e sementes de chia, nozes e linhaça;
- Zinco: Encontrado em ostras, camarão, carne bovina, frango, peru e peixe;
Incluir esses alimentos em sua dieta todos os dias e regularmente é importante para garantir seus benefícios nutricionais. Além disso, evite comer alimentos gordurosos, como fast food ou açúcar elevado. Escolher alimentos frescos e sem agrotóxicos. - Colostro Bovino: Imunoglobulinas, moduladores imunológicos e oligossacarídeos trabalham juntos para apoiar não apenas o sistema imunológico, mas também comprovadamente apoiam a saúde respiratória em adultos e crianças.
Banho de sol todos os dias
A vitamina D é importante para a absorção de cálcio nos ossos e ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
Produzido pela pele, mais de 90% dessa produção vem da luz solar normal. A coisa mais importante em nossos corpos para sintetizar vitaminas.
Os médicos recomendam que a exposição ao sol ocorra pela manhã até as 10h, ou depois das 15h. Momentos em que a incidência de radiação solar é baixa e melhor para a saúde da pele.
Exercite-se regularmente
O exercício regular é ótimo para a saúde mental e física. Finalmente, podemos adicionar mais imunidade. Você sabe por quê?
Quando nos movemos, aumentamos nossa frequência cardíaca. Isso faz com que as células imunológicas deixem suas áreas de espera e circulem em nosso corpo.
Inclua cerca de 30 a 90 minutos por dia de exercício na sua rotina e aproveite os benefícios.
Cuide da qualidade do seu sono
Além de descansar o corpo e a mente, uma boa noite de sono é importante para um sistema imunológico forte.
É quando dormimos que nosso corpo produz hormônios básicos que são responsáveis por revitalizar nossas células imunológicas, além de fortalecer o sistema imunológico. Tente dormir de 6 a 8 horas por noite.
Evite beber álcool
O consumo de álcool de qualquer tipo é muito prejudicial à vacinação. Se forem consumidos regularmente, podem reduzir bastante o número de linfócitos T periféricos e linfócitos B periféricos – que são muito importantes para o reconhecimento e destruição de corpos estranhos.
Não fume
O tabaco é um dos principais inimigos do seu sistema imunológico. Isso porque o uso regular do tabaco causa uma série de inflamações respiratórias, além de reduzir a capacidade respiratória dos pulmões.
O que torna os fumantes mais propensos a desenvolver doenças respiratórias ou agravar as condições existentes.