Para eliminar as temias estrias, pode-se recorrer a tratamentos caseiros, feitos à base de esfoliação na pele e boa hidratação ou pode-se recorrer a tratamentos estéticos, como o laser ou microagulhamento.
Identificando a cores das estrias:
- As estrias vermelhas apresentam esta cor devido ao rompimento dos capilares sanguíneos e ainda podem ser tratadas, pois a sua capacidade de regeneração é grande
- As estrias roxas estão numa fase intermediária, mas ainda são mais fáceis de solucionar
- Já as estrias brancas apresentam esta cor porque já não recebem a devida irrigação sanguínea, naquele local específico, sendo mesmo uma cicatriz que se forma na pele, o que indica que a capacidade de regeneração da pele neste ponto é muito menor.
- Estrias Vermelhas
Neste caso o que se pode fazer é hidratar muito a pele, apostando nos produtos cicatrizantes. Apesar de provocarem intensa coceira, não se pode coçar a pele porque isso pode agravar as estrias.
- Estrias Roxas
Esfoliar a pele: pode-se usar buchinha vegetal ou cremes esfoliante, friccionando sobre as estrias por 3 a 5 minutos, durante o banho, até 2 vezes por semana. Usar um bom creme para as estrias. Esta massagem deve ser realizada diariamente até que as estrias desapareçam. Além disso, o óleo de Rosa Mosqueta é outra excelente opção para disfarçar estrias e cicatrizes, ajudando a alisar e clarear a pele.
- Estrias Brancas
Peeling com ácido retinoico, feito pelo dermatologista ou fisioterapeuta;
Laser de CO2 ou luz pulsada que elimina completamente as estrias brancas, renovando a pele;
Dermaroller com agulhas com mais de 2 mm para estimular a formação de colágeno e elastina, formando uma nova camada de pele mais firme.
- Como prevenir novas estrias
Evitar o ganho de peso rápido e manter a pele sempre muito hidratada é a melhor forma de evitar que as estrias se formem na pele.