Estresse e fadiga física e mental são comuns para muitos homens. Seja por conflitos nas relações familiares ou problemas no trabalho, a ansiedade ataca o corpo e a mente, eleva a pressão arterial e causa depressão. No entanto, é possível aliviar o estresse sem recorrer à medicação.
Por conta disso, existem certos procedimentos que podem ser incluídos na rotina e causar relaxamento. Embora uma situação estressante não tenha data e nem hora para acontecer, é possível trabalhar para reverter seus efeitos e encontrar o equilíbrio.
1. Faça pelo menos uma caminhada curta
Uma das formas mais populares de aliviar o estresse é a atividade física, pois movimentar o corpo reduz os hormônios do estresse, como o cortisol, e ajuda a liberar endorfinas, analgésicos naturais e estimulantes do humor.
Além disso, a atividade física tem efeito direto na melhora do sono, muitas vezes afetado pela ansiedade, e promove a autoconfiança e o bem-estar mental.
Para quem não tem muito tempo para se exercitar, saiba que mesmo caminhar por 20 minutos já é suficiente para sentir resultados benéficos. Se sim, opte por uma caminhada em um parque ou área arborizada, onde sua mente e seu corpo possam estar em contato com a natureza.
O importante é encontrar uma atividade que você goste de fazer e que produza felicidade, pois assim você cria um bom hábito, que ajuda a diminuir os sintomas da depressão; insônia, irritabilidade, fadiga e ansiedade.
2. Aprenda exercícios de respiração
O estresse causa algumas reações incontroláveis no corpo, então você pode sentir seu coração batendo mais rápido, respirando mais rápido e ofegante.
Para recuperar o controle, existem vários exercícios respiratórios que podem ser aprendidos, desde respiração profunda, contagem até cinco e expiração até técnicas de respiração abdominal, lenta ou diafragmática.
Respirar lenta e profundamente faz com que os pulmões e o estômago se expandam, isso ajuda a diminuir a frequência cardíaca, criando mais calma no corpo e na mente.
Quando o pânico se instalar, pare e respire. Assim, o equilíbrio será restabelecido e as toxinas serão eliminadas, causando relaxamento e redução do estresse.
3. Coloque uma música relaxante
Ouvir música relaxa a mente e o corpo, pois libera neuroquímicos no cérebro, como a dopamina, que promovem o bem-estar imediato. É também por isso que a música é frequentemente usada durante a meditação.
A música clássica ou instrumental tem um efeito calmante, pois diminui a frequência cardíaca, produz relaxamento e regula a pressão arterial. No entanto, qualquer música pode trazer paz e aliviar o estresse, basta que cada pessoa escolha um ritmo que mais goste de ouvir.
Os sons naturais têm um efeito calmante. O melhor é que existem aplicativos que podem reproduzir os sons de florestas, cachoeiras e pássaros cantando.
4. Tenha prioridades para reduzir o estresse
A procrastinação é o hábito de adiar tarefas que precisam ser feitas. É muito comum em pessoas que passam por momentos estressantes, pois muitas vezes reagem a problemas e tarefas diárias.
Essa atitude causa ansiedade, pelo desejo de terminar rapidamente o que foi suspenso. Para diminuir o estresse, nesse caso, é importante criar o hábito de anotar as tarefas do dia em uma lista organizada por prioridades e prazos.
À medida que são feitas, as tarefas podem ser removidas da lista. Portanto, uma sensação de realização e visualização de tarefas concluídas cria calma na rotina diária.
5. Pratique esta regra de dois minutos
A regra de dois minutos é um método criado pelo treinador de saúde mental Andrew D. Wittman. Sugere uma pausa de 2 minutos sempre que uma pessoa estiver em uma situação estressante, para fazer um exercício mental em busca de uma solução.
O objetivo é fazer com que a pessoa não apenas demonstre uma reação emocional ao conflito. Mas que, por dois minutos, trabalhe para encontrar uma resposta prática para resolver o desafio, por mais impossível que pareça.
Exercitar o cérebro por dois minutos aumenta a produtividade, estimula o raciocínio lógico e alivia o estresse mental, pois esse método tira o foco do problema e te coloca em busca de soluções.
6. Aceite o que você não pode mudar
Embora possa parecer óbvio, algumas coisas estão fora de controle. As atitudes de outras pessoas, o que elas pensam ou dizem, não podem ser controladas. Portanto, não encha seus pensamentos com perguntas ou suspeitas.
O hábito de se martirizar e gerar pensamentos negativos cria ansiedade, depressão e insegurança, fazendo com que a pessoa se sinta ansiosa e impotente. Para reduzir o estresse, aceite o problema como ele é.
Não pense em como você pode fazer diferente. Em vez disso, tente manter a mente e o corpo ocupados com tarefas que exigem muita atenção e não são chatas. Isso trará calma, produzirá equilíbrio de pensamentos e aliviará o estresse.
7. Tenha boas maneiras
Quando as situações que enfrentam parecem não ter solução, causando sensação de descontrole, a prática de bons hábitos trará alívio.
Outros processos que produzem qualidade de vida:
- Dormindo
O estresse pode causar insônia. Portanto, dormir bem é muito importante. Inclua em sua rotina o hábito de dormir cedo, diminuir as luzes mais de duas horas antes de dormir, principalmente em aparelhos eletrônicos, e diminuir as distrações.
Para isso, crie um ambiente confortável e tente controlar seus pensamentos. Essas atitudes podem promover um sono melhor e uma boa noite de sono.
- Risada
O famoso ditado “rir é o melhor remédio” pode parecer simples, mas é muito verdadeiro. O riso alivia os sentimentos de estresse e tensão, relaxa os músculos, enquanto traz mais oxigênio para o corpo.
Então, acostume-se a se divertir com os amigos, assistir a programas ou programas de TV que te façam rir e tente ver a vida de uma forma simples. Aprenda a rir de si mesmo! O riso elimina alergias e fortalece o sistema imunológico.
- Ler
A leitura cria um equilíbrio entre o cérebro e a mente, pois o corpo precisa de um foco maior do campo visual para interpretar o que está sendo lido, isso aliviará a tensão em outros músculos.
A leitura separa a pessoa de outros sentidos físicos, de modo que há paz de espírito e alívio da ansiedade. Dessa forma, a sensação de bem-estar aumenta e o estresse diminui.
A leitura pode ser feita a qualquer hora do dia, mas antes de ir para a cama promoverá melhores resultados, pois estimula a imaginação e faz você superar os problemas imediatos.
Mudar rotinas e introduzir esses apaziguadores de estresse em sua vida garantirá melhorias na saúde, nos relacionamentos e no corpo. Dessa forma, os desafios diários serão enfrentados com determinação e coragem, o que terá impacto direto no aumento da qualidade de vida.
Mudar hábitos é uma escolha 🙂