A ardência no pênis geralmente ocorre com inflamação da cabeça do pênis, também conhecida como balanite. Embora na maioria dos casos essa inflamação seja apenas uma pequena reação alérgica ou atrito contra o tecido da sua roupa íntima, há momentos em que essa inflamação pode ser um sinal de um problema mais sério, como uma infecção ou doença sexualmente transmissível.
No entanto, essas situações são acompanhadas de outros sintomas que ajudam a avisar que algo está errado, como vermelhidão do pênis, odor, coceira intensa, inchaço ou até pus saindo da uretra. Além disso, a queima pode ocorrer, por exemplo, apenas ao urinar, e geralmente está relacionada a uma infecção do trato urinário.
1. Fricção na cueca
Esta é a principal razão da sensação de ardência na cabeça do pênis que não é acompanhada por outros sintomas. Este tipo de alteração é mais frequente em homens com a pele sensível, durante o verão, devido ao calor na região íntima, e em quem utiliza cueca de tecidos sintéticos, como lycra ou viscose, por exemplo.
2. Reação alérgica
Em caso de reação alérgica, a ardência costuma surgir após utilizar algum tipo de produto na região íntima, que pode ir desde um gel de banho que foi utilizado diretamente sobre o pênis, até algum tipo de creme hidratante que possa ter sido aplicado na região em volta.
3. Fricção durante a masturbação ou relação sexual
Embora seja muito semelhante à fricção na cueca, nesta causa, a ardência surge após a masturbação ou contato íntimo sem lubrificação adequada e pode afetar quase todos os homens.
4. Doenças sexualmente transmissíveis
A sensação de queimação ou ardência no pênis é um dos sintomas mais comuns de qualquer doença sexualmente transmissível, como herpes, tricomoníase, gonorreia ou clamídia, por exemplo.
5. Candidíase
A candidíase consiste no desenvolvimento excessivo de fungos no pênis. Embora essa seja uma situação menos frequente nos homens, pode acontecer quando existe uma higiene pobre da região íntima ou quando se tem contato íntimo desprotegido com outra pessoa com uma infecção por fungos.
6. Infecção urinária
A infecção urinária normalmente é fácil de identificar, pois apresenta sintomas muito específicos, como ardência ao urinar, sensação de peso na bexiga e vontade frequente para urinar, por exemplo.