Álcool causa impotência sexual ?

Muitas pessoas utilizam a bebida alcoólica para socializar e relaxar em momentos mais íntimos. Entretanto, o álcool, visto como aliado nessas horas, pode acabar tornando-se o maior obstáculo. Isso porque, além de diminuir o desejo sexual, o álcool causa impotência sexual e outros problemas que podem afetar a saúde masculina.

Entenda os perigos que o consumo excessivo de álcool pode causar aos homens e conheça alguns tratamentos para a impotência sexual.

O PERIGO POR TRÁS DO CONSUMO EXCESSIVO DE ÁLCOOL

É muito comum escutarmos a frase “beba com moderação” nos comerciais de cerveja e outras bebidas alcoólicas, alertando para a quantidade ingerida de álcool. Porém, mesmo com a advertência nos comerciais, o consumo de álcool tem aumentado cada vez mais, principalmente entre os jovens.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA), os jovens estão começando a beber cada vez mais cedo, sendo a primeira ingestão com cerca de 12 anos. Os dados são preocupantes, visto que quanto mais cedo acontecer a primeira ingestão de álcool, maiores são as chances de desenvolver o alcoolismo na vida adulta.

Outro fato bastante preocupante é o aumento do consumo de bebidas alcoólicas, principalmente após o início da pandemia de Covid-19 no mundo. A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) realizou um estudo com mais de 23 mil pessoas de 33 países da América Latina entre os meses de maio e junho e identificou que 42% dos entrevistados brasileiros aumentaram o consumo de bebidas alcoólicas e a frequência, registrando um comportamento chamado beber pesado episódico (BPE).

Ou seja, esse percentual de entrevistados ingeria por ocasião, mais de 1,7 litros de cerveja, 750 ml de vinho ou 225 ml de destilado. Esses dados acendem um alerta em relação aos problemas que o desenfreado consumo de bebidas alcoólicas podem gerar.

Além de gerar dependência, o álcool pode desencadear diversas outras doenças cardiovasculares e também gastrite, depressão, cirrose, entre outras complicações de saúde. Na população masculina, o álcool causa impotência e outras disfunções sexuais.

O CONSUMO DE ÁLCOOL E A SAÚDE MASCULINA

Chegar em casa e tomar uma taça de vinho para relaxar. Esse é um ritual bastante comum e pode ser considerado saudável se houver moderação e não for realizado com frequência. O Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA) estabelece como moderado uma dose diária de até 14g de etanol puro, que equivale a uma taça de 150ml de vinho.

Nesse sentido, o álcool pode promover o relaxamento e a diminuição da adrenalina, melhorando o momento da ereção. Entretanto, se houver um aumento dos níveis de álcool no sangue – além do considerado moderado – pode haver um efeito completamente contrário, ocasionando a flacidez peniana e dificuldade de ereção.

O consumo de bebidas alcoólicas pode desencadear muitos problemas para a saúde masculina, isso porque, o álcool age como um depressor do sistema nervoso central e produz uma neuropatia que dificulta a ereção. O álcool também pode causar infertilidade por meio de atrofia das células produtoras de testosterona.

Além disso, o álcool causa impotência sexual, reduz as características masculinas – por conta da testosterona baixa em homens – e pode afetar negativamente os relacionamentos e a qualidade de vida dos homens.

PRINCIPAIS TRATAMENTOS PARA IMPOTÊNCIA SEXUAL

Existem diversos tratamentos para a impotência sexual masculina, mas cada paciente possui suas singularidades, por isso é fundamental escutar o diagnóstico de um médico especialista em disfunção erétil.

Podem ser recomendados medicações orais, injeções e até mesmo reposição hormonal – que é feita através de aplicações de testosterona no organismo. Quando nenhum destes tratamentos obtém o resultado esperado, é possível recorrer a cirurgia de prótese peniana – um dispositivo inserido dentro dos canais de ereção peniana, chamados de corpos cavernosos.

Contudo, o melhor tratamento ainda é a prevenção. Por isso, diminua o consumo de álcool e comece a buscar hábitos mais saudáveis.

Independentemente, é muito importante que o homem esteja atento aos sinais que o corpo transmite e que realize exames rotineiros, principalmente após os 40 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *