ENTREVISTA COM DRA. LILIA GUADANHIM, MEMBRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA para a DERMACLUB
Se você sabe o que é ácido hialurônico, também deve ser uma das suas fãs! Isso porque o ativo é um dos favoritos nas rotinas de skincare. De grande potencial hidratante, o ácido hialurônico está presente em diversos produtos para o rosto, desde o hidratante facial ao gel de limpeza, e em diferentes veículos, como o sérum e o creme. Porém, quem já tem um ritual de cuidados sabe que cada tipo de pele pede uma textura diferente para se beneficiar melhor dos ativos encontrados. A dermatologista Lilia Guadanhim contou todos os segredos para você descobrir agora qual é a textura de ácido hialurônico perfeita para o seu caso!
Ácido hialurônico é bom para todos os tipos de pele?
Apesar de ser conhecida como uma substância cosmética, o ácido hialurônico é produzido pelo nosso próprio corpo. O problema é que vamos perdendo esse elemento com o passar dos anos, como explica a Drª Lilia: “Com o envelhecimento, há redução dos níveis de ácido hialurônico da pele”. A médica ainda ressalta os benefícios do ativo para sua rotina de skincare: “Ele melhora a elasticidade cutânea e está diretamente relacionado à hidratação da pele – é um ativo altamente hidrofílico, capaz de se ligar até 1000 vezes o seu volume em água”.
Por isso, ele é ótimo para todos os tipos de pele, até mesmo a oleosa. “O ácido hialurônico é um ativo muito democrático, que pode ser usado em pacientes com pele seca, oleosa e até sensível!”, garante a dermatologista. Se você estava na dúvida entre incluir ou não essa substância na sua rotina de cuidados, pode usar sem medo!
Sérum: ácido hialurônico em conta gotas cai bem em peles oleosas
A médica enfatiza sobre a necessidade de escolher bem o veículo do cosmético. “O ácido hialurônico pode ser encontrado em concentrações, texturas e tamanhos de cadeia diferentes, o que impacta diretamente no resultado do tratamento”, comenta. Para a pele oleosa, por exemplo, a forma de sérum, famosa pelas embalagens em conta gotas, é a mais indicada por ser bem fluida e hidratar o rosto sem pesar.
Ácido hialurônico em creme é indicado para peles secas
Se a sua pele está ressecada, a textura creme pode ser a mais indicada para você. “Em geral, os produtos em creme são indicados para pacientes com pele mais seca e envelhecida”, diz Dra Lilia. Isso se deve ao fato do creme possuir mais densidade e óleos que estão em menor quantidade na pele naturalmente seca. Por isso, aposte em hidratantes faciais com esse veículo e ácido hialurônico para aproveitar o melhor desse ativo.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.